Make your own free website on Tripod.com

 

Palavras do Fundador
do Aikido Morihei Ueshiba

AIKI é uma palavra que existe desde há muito tempo. Porém o AI de Aiki é um homônimo de amor.
A filosofia particular que eu segui e conquistei e da qual eu estou impregnado, eu a denominei Aikidô. Porém, o que as pessoas que praticam artes marciais denominam Aiki é Fundamentalmente diferente do que eu chamei Aiki.
Aiki não é uma arte de combate contra um inimigo sendo tampouco uma técnica de destruição do adversário, mas sim o caminho da harmonização do mundo que faz de toda a humanidade como pertencente a uma mesma família.
O Aikidô é a Arte Marcial da verdade, é um ato de amor, é o caminho para a salvaguarda de todos os seres vivos, é o compasso que faz viver todas as coisas. É a lei que protege o crescimento de todas as coisas e pode-se dizer que o AIKI é a arte marcial da verdade e isto é porque ele está debaixo da ordem do Universo. O Universo é visto a partir da Unidade. O universo inteiro se harmoniza como uma só família e se apresenta como a perfeição e a paz. O Aikidô que tem estas raízes como concepção não pode ser outro que não a arte marcial do amor e não pode ser uma arte marcial da violência.

O Aikidô é "MASSAKATSU AGATSU ". Massakatsu é vencer com a verdade. Agatsu é cumprir completamente a missão que o Céu nos deu..
Eu posso dar minhas costas ao adversário. Quando ele me ataca ele se choca com sua própria vontade de me atacar. Eu sou um com o universo. Eu não sou nada. Quando eu estou ali, o adversário é aspirado. No Aikidô de Ueshiba não há tempo nem espaço somente o Universo, e isto é Katsuhayahi.
Aquele que compreendeu o princípio essencial do Aikidô, o Universo está nele, eu sou o Universo.
Eu não posso perder independentemente da rapidez com que o adversário me ataca. Não é porque minhas técnicas sejam mais rápidas do que as do adversário, não é um problema de velocidade ou lentidão. O resultado de um combate é decidido antes de começar. Aquele que me ataca tenta destruir a harmonia do universo, portanto já perde antes de começar.

Aikidô é uma doutrina de não resistência, e na medida que é não resistente a vitória está assegurada desde o começo.

Eu não me comparo aos homens. A quem então? Se devo responder, eu me comparo à divindade.

O Misogi do grande Aiki deve ser atingido e aperfeiçoado em cada um.. É preciso alegremente exercitar o espírito. Vocês que tem um coração, escutem pôr favor a voz de AIKI. Não é necessário corrigir os homens, mas de corrigir nossos próprios corações, isto é Aikidô. Esta ordem que lhes dá o Aikidô e que vocês devem dar a vocês próprios.

No Aikidô não há um final. O caminho é limitado, é uma fonte inesgotável.

O princípio essencial do Aikidô é harmonizar-se com o Universo, é se tornar UM com ele, vibrando com seus movimentos em ressonância.

O Aikidô é o caminho que protege o nascimento, o crescimento e desenvolvimento de todos os seres a fim de que todos possam ajudar a estabelecer o reino ordenado do Universo.

Aquele que pratica sinceramente o Aikidô deve ouvir os olhos do coração e através do Aikidô entender a ordenação do Universo criada pelos deuses, e segui-la completamente.