Make your own free website on Tripod.com

 

Mitsugi Saotome Sensei,
"The Principles Of Aikido"
Tradução: Sérgio Campos Moraes (Budokan - Uberlândia)
 

O QUE É O HAKAMA E QUEM O USA?

 

 

 

 

 

Um hakama é um tipo de saia-calça que alguns aikidokas usam. É uma peça tradicional do vestuário dos samurais. O kimono padrão usado em Aikido (gi), da mesma forma que em outras artes marciais, como Judo ou Karate, era originariamente, roupa de baixo, usá-lo é parte da tradição do Aikido (da maioria das escolas).

O hakama foi feito originalmente para proteger as pernas do cavaleiro do "atrito com o cavalo", etc. - da mesma forma que a proteção de couro para as pernas dos vaqueiros americanos. Como couro era difícil de se obter no Japão, foi usado um tipo de tecido grosso no lugar. Depois que os samurais, como uma classe, foram extintos e tornaram-se mais parecidos com soldados à pé, continuaram usando trajes de cavaleiros porque os colocava em destaque e tornava-os facilmente identificáveis.

Contudo haviam diferentes estilos de hakama. O tipo usado pelos artistas marciais de hoje - com "pernas" - é chamado de joba hakama. Outro hakama era parecido com uma saia tubo - sem pernas - e o terceiro era uma versão muito longa do segundo. Este era usado nas visitas ao Shogun ou Imperador. Ele tinha, aproximadamente, de 12 a 15 pés (de 3,7 a 4,7 metros) de comprimento, era dobrado repetidamente e colocado entre os pés e o posterior do visitante. Isso exigia shikko (andar de joelhos) durante as audiências e tornava extremamente improvável que eles pudessem esconder uma arma ou levantar rapidamente para fazer um ataque.

As 7 pregas no hakama (5 na frente, 2 atrás) possuem o seguinte significado simbólico:

1. Yuki = coragem, valor, bravura
2. Jin = humanidade, caridade, benevolência
3. Gi = justiça, retidão, integridade
4. Rei = etiqueta, cortesia, civilidade (também significa reverência, homenagem)
5. Makoto = sinceridade, honestidade, verdade
6. Chugi = lealdade, fidelidade, devoção
7. Meiyo = honra, crédito, glória; também reputação, dignidade, prestígio

Em muitas escolas, somente os faixas-preta usam hakama, em outras todos usam. Em alguns lugares mulheres podem começar a usar antes dos homens (geralmente o recato da mulher é usado como explicação - lembre-se, o kimono era originariamente roupa de baixo).

O O-Sensei era muito enfático no sentido de que todos usassem o hakama, pois ele veio de um tempo e cultura onde o uso do hakama como uma roupa padrão era comum.

"A maioria dos alunos era muito pobre para comprar um hakama, mas era necessário usar um. Se eles não conseguiam pegar emprestado um de um parente mais velho, eles pegavam a cobertura de um colchão velho, cortava-a, tingia-a e entregava-a a uma cos-tureira para fazer um hakama. E como eles tinham que usar tinturas baratas, depois de um certo tempo o colorido da capa do colchão começava a aparecer e as penugens co-meçavam a sair."